domingo, 8 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

VOCÊ SABE A VERDADEIRA HISTÓRIA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER?





As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornada de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais
O dia Internacional da Mulher, 08 de março, está intimamente ligado os movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da REvolçução Industrial, em l750, que estasreinvidicações tomam maior vulto com exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecido Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reinvidicando o direito à jornanda de 10 horas. Era 8 de março de 1857, dadta dam primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica.

Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 08 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então, esta data começou a ser comemortada no mendo inteiro como homenagem às mulheres.

fonte:http/www.mensagensvirtuais.com.br/Comemorativa

Nenhum comentário: